Manobra de aliado de ACM Neto trava homenagem de Júnior Marabá na ALBA

Ação de deputado do União Brasil barrou título de cidadão baiano a Júnior Marabá, que criticou a postura de ACM Neto em relação ao interior do estado

Caso de Política | Luís Carlos Nunes – Uma disputa política envolvendo críticas públicas e supostas mágoas impediu que a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) concedesse o título de cidadão baiano ao prefeito de Luís Eduardo Magalhães, Júnior Marabá (PP). A homenagem foi barrada por uma manobra do deputado Alan Sanches (União Brasil), aliado do ex-prefeito de Salvador ACM Neto, que se recusou a assinar a dispensa de formalidades para a votação do projeto.

A proposta de autoria do deputado Antonio Henrique Júnior (PP) foi prejudicada pela atitude de Sanches, que alegou ter se sentido incomodado com as críticas de Marabá a ACM Neto. Em entrevistas recentes, o prefeito do interior questionou a falta de atenção do líder da oposição baiana com as lideranças do interior, mencionando inclusive a ausência de um agradecimento por uma carreata organizada em apoio à sua candidatura em 2022.

Sanches minimizou as críticas, classificando-as como “pequenez” política e questionando se Marabá teria a mesma coragem de criticar ACM Neto caso ele ainda estivesse no poder. O deputado também insinuou que o apoio de Marabá a ACM Neto em 2022 foi motivado por interesses eleitorais, já que a região do prefeito é tradicionalmente alinhada à direita e centro-direita.

Apesar do impasse em relação ao título de Marabá, a ALBA aprovou outros quatro projetos de lei e honrarias, incluindo um que obriga estabelecimentos a informarem a lotação máxima e outro que garante o direito de mulheres a acompanhantes em consultas e exames. Também foram aprovadas homenagens ao ministro do STF Luís Roberto Barroso, ao deputado federal Antonio Brito e ao delegado da Polícia Federal Leandro Almada da Costa.

A sessão plenária foi marcada por um breve tumulto no final, quando o deputado Euclides Fernandes (PT) tentou obstruir a votação de um dos projetos, alegando falta de tramitação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A presidente da ALBA, deputada Ivana Bastos (PSD), encerrou a sessão após um bate-boca com o colega.

Caso de Política | A informação passa por aqui.

#ALBA #ACMNeto #JuniorMaraba #Bahia #Politica #Homenagem #ManobraPolitica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *