Maestro João Carlos Martins leva música clássica para público de mais de 3.500 em Ribeirão Pires

Espetáculo em homenagem a Heitor Villa-Lobos democratizou acesso do público à música clássica

Repórter ABC | Luís Carlos Nunes, imagens: ASCOM/RP – Neste domingo (23), o Paço Municipal de Ribeirão Pires foi palco de um concerto gratuito que reuniu aproximadamente 3.500 pessoas. O espetáculo intitulado “Na Roda com o Maestro – Uma Homenagem a Heitor Villa-Lobos”, apresentou o renomado maestro e pianista João Carlos Martins e a Orquestra Camerata Bachiana com um repertório emocionante em homenagem a Heitor Villa-Lobos. Seu trabalho como pianista é reconhecido mundialmente, especialmente suas gravações das obras de Johann Sebastian Bach.

Do palco, maestro que possui mais de cinco mil apresentações em 60 países, destacou a beleza da cena ao ver o público reunido em uma noite de domingo para ouvir música clássica.

O espetáculo contou com comentários feitos pelo Maestro sobre a vida do compositor homenageado, explicando a importância e contribuições de Heitor Villa-Lobos para o cenário da música clássica brasileira. Durante o concerto o maestro também falou sobre a sua trajetória pessoal e sua história de superação e amor pela música.

Com 11 anos, João Carlos Martins já estudava piano por seis horas diárias, aos 13, já tinha uma carreira nacional como pianista, aos 18 vieram os primeiros concertos internacionais. Aos 21, fez sua estreia no Carnegie Hall, a casa de concertos mais tradicional de Nova York. Com 18 anos, foi diagnosticado com distonia, um distúrbio neurológico que causa contrações involuntárias dos tecidos musculares.

Outros problemas vieram: o maestro rompeu um nervo jogando futebol no Central Park, sofreu com uma agressão na cabeça após um assalto na Bulgária… Os movimentos de uma mão foram ficando mais difíceis, depois os da outra. Hoje João Carlos Martins tem 82 anos de idade e continua ativo na arte da música.

O prefeito Guto Volpi avaliou a importância do evento para a cidade e afirmou que a democratização da cultura é fundamental para o desenvolvimento social. Segundo ele, “a arte está ocupando espaços públicos em Ribeirão Pires, incentivando o surgimento de novos talentos e proporcionando momentos culturais únicos”.

O concerto gratuito foi promovido pelo Ministério da Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da empresa Atacadão, e apoio da Prefeitura de Ribeirão Pires e produção cultural da D’color Produções Culturais. O sucesso do evento evidencia a crescente valorização da cultura na cidade e o papel fundamental da arte na construção de uma sociedade mais inclusiva e democrática.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *