Neide Aparecida Rodrigues de Souza assume o cargo após mais de 30 anos de serviços prestados à corporação
Repórter ABC | Luís Carlos Nunes – O prefeito Guto Volpi fez história na tarde desta terça-feira (18) ao empossar Neide Aparecida Rodrigues de Souza, de 52 anos, como a primeira mulher comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) de Ribeirão Pires. Com mais de três décadas de serviços prestados à corporação, Neide já ocupava o cargo de inspetora desde 2013 e coordenava a equipe Charlie, responsável pela Patrulha Maria da Penha.
A nova comandante também atuou na Ronda Escolar, Ronda Ambiental e em todos os postos da GCM. Neide ainda prestou serviços por dois anos no Sistema Nacional de Armas da Polícia Federal, por meio de convênio da GCM.
“Sempre será uma honra servir à população, pois durante toda minha trajetória na GCM prezei pelo respeito e dedicação em atendê-los em qualquer ocorrência e não será diferente nessa nova etapa”, afirmou a nova comandante em sua posse.
Neide ainda dedicou sua nomeação às mulheres, destacando a importância do papel feminino na segurança pública.
“Esse é um passo importante para abrir caminho para todas as mulheres e dedico essa posse e a nova etapa para elas”, finalizou.
Compreendemos a preocupação com a segurança das mulheres e crianças na cidade e estamos orientando a Comandante Neide a zelar por ela
Em sua fala, o prefeito anunciou ampliará o efetivo da GCM com 20 novos guardas em paridade de gênero:
“Vamos ampliar a corporação com o reforço de vinte novos guardas municipais que serão treinados. Serão 10 mulheres e dez homens”, afirmou.
Segundo ainda o prefeito: “Fazem oito anos que a nossa GCM não recebe fardamento novo e já concluímos a aquição de kit completo e em breve vamos fazer a entrega dos novos uniformes e também vamos oferecer treinamento de pilotagem de moto para aprimorar ainda mais o nosso patrulhamento e segurança nas ruas da cidade”, falou.
Questionado pelo Repórter ABC se o mesmo estaria fazendo alguma orientação especial para a nova comandante, o prefeito disse que além de primar pela segurança nas escolas municipais, a comandante Neide deve fazer trabalho ostensivo contra a violência de mulheres e crianças.
“Compreendemos a preocupação com a segurança das mulheres e crianças na cidade e estamos orientando a Comandante Neide a zelar por ela. Temos o compromisso de proteger esses grupos e já criamos equipes especializadas na GCM para atender casos relacionados à Lei Maria da Penha, a crianças e adolescentes durante esta gestão”, frisou.
Para Guto, a violência contra mulheres, crianças e adolescentes é um problema que precisa ser enfrentado por toda a sociedade.
Além de trabalho ostensivo, é essencial que sejam realizadas campanhas de conscientização e ações educativas para combater a cultura do machismo e da violência de gênero. Devemos nos sensibilizar e denunciar casos de violência contra mulheres e crianças, pois a segurança de todos é responsabilidade de cada um de nós. Por isso, nosso governo está comprometido em trabalhar em conjunto com a sociedade para prevenir e combater a violência de gênero”, declarou o prefeito em resposta a nosso questionamento.
A cerimônia de posse da nova comandante aconteceu na sede da GCM na tarde desta terçaa-feira (18), e contou com a presença de autoridades locais, como o delegado de polícia Roberto Santos, da sargento Letícia, representando o comandante da Polícia Militar da região, secretários municipais e vereadores.