Emenda para cidade do irmão coloca Elmar Nascimento na mira da Operação Overclean

Investigação aponta para encontros suspeitos e possível troca de imóveis envolvendo parlamentar, irmão prefeito e empresário investigado por desvios milionários na Codevasf

Caso de Política | Luís Carlos Nunes – Uma emenda parlamentar destinada à cidade de Campo Formoso (BA), terra natal do deputado federal Elmar Nascimento (União Brasil-BA), e um possível esquema de troca de imóveis colocaram o parlamentar na mira da Polícia Federal (PF) na Operação Overclean, que investiga desvios milionários em contratos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf). È o que relata a colula de Fábio Serapião do Portal Metrópoles.

A informação consta na decisão do ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou a 3ª fase da operação.

Segundo a decisão do ministro, a PF identificou, a partir da análise de dados de celulares apreendidos, encontros suspeitos entre o prefeito de Campo Formoso, Elmo Aluizio Vieira Nascimento, irmão de Elmar, um superintendente da Codevasf supostamente indicado pelo deputado, e um representante da empresa que venceria uma licitação sob suspeita no município.

“Entendeu a Polícia Federal haver indícios da participação nos delitos investigados do atual prefeito de Campo Formoso/BA, Elmo Aluizio Vieira Nascimento, de superintendente da Codevasf e do representante da sociedade empresária que, a seguir, venceria processo licitatório viciado”, diz trecho da decisão.

A PF aponta que os recursos envolvidos na contratação tiveram origem em uma emenda indicada por Elmar Nascimento e posteriormente liberada. A investigação também apura se o superintendente da Codevasf foi indicado para o cargo pelo deputado.

Troca de imóveis e ligação com o “Rei do Lixo”

Além da emenda e dos encontros suspeitos, a PF investiga uma possível troca de imóveis envolvendo Elmar Nascimento e José Marcos Moura, conhecido como “Rei do Lixo” na Bahia e apontado como líder da organização criminosa investigada na Overclean. De acordo com a PF, uma escritura pública apreendida na empresa de Moura revelaria indícios de que Elmar “pode ter realizado uma troca imobiliária no mesmo condomínio onde reside: entrega um apartamento de padrão inferior que lhe pertencia em troca de um apartamento de luxo registrado em nome de uma empresa patrimonial”. A PF afirma que o “Rei do Lixo” atuava como sócio oculto da empresa.

A investigação da Overclean ganhou notoriedade após a PF apreender R$ 1,5 milhão, anotações e planilhas em um avião que viajava de Salvador para Brasília no dia 3 de dezembro de 2024. A operação já prendeu um primo de Elmar Nascimento, apontado como integrante do esquema em Campo Formoso, além de outras figuras políticas e empresariais.

Outros alvos na cúpula do União Brasil

As investigações da Overclean também apontam para outros integrantes da cúpula do União Brasil com supostas ligações com empresas ou pessoas investigadas no caso. A operação mira contratos milionários entre empresas ligadas aos irmãos Alex e Fabio Parente e órgãos federais, estaduais e municipais.

Defesa nega irregularidades

Em nota enviada à coluna, a defesa de Elmar Nascimento alega que a compra e venda do imóvel é “absolutamente regular” e “transparente” e que sua relação com Moura é “estritamente pessoal”. A defesa afirma que o deputado não tem competência sobre a execução das verbas e a fiscalização das obras referentes às emendas. A Codevasf, por sua vez, afirmou que não possui contrato com a empresa mencionada nas investigações.

Caso de Política | A informação passa por aqui.

#ElmarNascimento #Codevasf #OperaçãoOverclean #PolíciaFederal #STF #Corrupção #UniãoBrasil #ReiDoLixo #CampoFormoso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *