Na pesquisa anterior, 44% consideravam seu governo ótimo ou bom, 11% o rejeitavam, e 39% regular
Repórter ABC – Uma pesquisa recente realizada pelo Datafolha com eleitores da cidade de São Paulo, divulgada nesta sexta-feira (1), traz insights significativos sobre a avaliação do governo do estado. De acordo com os dados, 30% dos cidadãos paulistanos aprovam a gestão do governador Tarcísio de Freitas. Por outro lado, 38% a consideram como regular, enquanto 27% a classificam como ruim ou péssima. Os números foram divulgados pelo jornal Folha de S. Paulo.
Esta pesquisa indica uma mudança notável na percepção pública em relação ao governo de Tarcísio, já que na pesquisa anterior, 44% dos paulistas consideravam seu governo ótimo ou bom, enquanto apenas 11% o rejeitavam, e 39% o avaliavam como regular, um cenário bem diferente do atual na capital.
Esses números foram obtidos através de 1.092 entrevistas com eleitores durante os dias 29 e 30 da semana passada, com uma margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.
O cenário político na capital paulista começa a se desenhar com uma tendência à esquerda nas próximas eleições municipais de 2024, com Guilherme Boulos, do PSOL, liderando nas intenções de voto com 32%, em comparação com os 24% do atual prefeito, Ricardo Nunes, do MDB, que conta com o apoio de Tarcísio. O governador enfrenta mais resistência entre eleitores mais instruídos, com uma taxa de rejeição de 35%, e entre aqueles que desaprovam a gestão do prefeito Ricardo Nunes, atingindo 61% de rejeição. Por outro lado, ele possui maior apoio entre os evangélicos ligados ao bolsonarismo, com 37% de aprovação, entre pessoas com 60 anos ou mais (37%), e, de forma inversa, entre os eleitores em potencial do atual prefeito, com 49% de apoio.
Lula Alcança 45% de Avaliação “Ótimo ou Bom” na Cidade de São Paulo
Uma nova pesquisa realizada pelo Datafolha e divulgada pela Folha de S. Paulo nesta sexta-feira (1) revela que 45% dos residentes da cidade de São Paulo avaliam positivamente o desempenho do presidente Lula, do PT, classificando-o como “ótimo” ou “bom”. Em contrapartida, 25% expressam desaprovação, enquanto 29% consideram sua gestão como “regular”. Apenas 1% não soube opinar.
O levantamento foi conduzido pelo instituto nos dias 29 e 30 de agosto, ouvindo 1.092 pessoas com mais de 16 anos. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
Comparando com a pesquisa nacional mais recente do mesmo instituto, o presidente Lula apresenta uma imagem mais positiva na cidade do que no país como um todo. Na pesquisa realizada em junho, há pouco mais de dois meses, Lula contava com uma aprovação de 37%. Os índices de desaprovação e avaliação “regular” eram mais próximos, registrando 27% e 33%, respectivamente.
Esses resultados indicam uma continuação do apoio à esquerda na cidade, em contraste com o cenário do estado de São Paulo nas eleições de 2022. Em outubro do ano passado, a capital deu uma proporção maior de votos válidos a Lula (53,54%) do que a Jair Bolsonaro (PL, 46,6%), o que foi inverso ao resultado no estado como um todo. Além disso, os residentes de São Paulo demonstraram preferência por Fernando Haddad (PT), com 54,5% dos votos, mesmo ele tendo sido derrotado no estado por 55% a 45% pelo candidato bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos), que obteve 45,5% na capital.