Decisão unânime do Diretório Nacional visa fortalecer o partido para as eleições de 2026, mas saída antecipada da federação pode gerar punições
Caso de Política | Luís Carlos Nunes – O Diretório Nacional do Cidadania aprovou por unanimidade o fim da federação com o PSDB, aliança firmada nas eleições de 2022. A decisão, anunciada neste domingo (16.mar.2025), foi motivada pela avaliação de que a federação se mostrou “desvantajosa” para o partido, resultando em perdas em número de deputados estaduais e federais, vereadores e prefeitos.
“A federação é passado; vamos em frente, retomando o protagonismo de nossa identidade, que deve apontar para onde o Cidadania pretende caminhar”, afirmou o presidente nacional do partido, Comte Bittencourt, defendendo o fortalecimento da legenda para as eleições de 2026.
No entanto, a resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabelece que os partidos devem permanecer federalizados por no mínimo 4 anos, e o acordo entre Cidadania e PSDB só poderá ser cancelado em maio de 2026. Caso o Cidadania opte por sair da federação antes do prazo, estará sujeito a punições como a impossibilidade de ingressar em outra federação, de fazer coligações nas próximas duas eleições e a perda do direito ao fundo partidário até o fim do prazo mínimo.
Além do fim da federação, o Diretório também deliberou por “rechaçar” tentativas de anistiar os presos pelos crimes dos atos extremistas de 8 de Janeiro de 2023.
A situação do partido dificulta o cumprimento da cláusula de desempenho para 2026, que exige um mínimo de 2,5% dos votos válidos para a Câmara, distribuídos em pelo menos 1/3 dos Estados, com um mínimo de 1,5% dos votos válidos em cada um, ou a eleição de pelo menos 13 deputados federais distribuídos em pelo menos 1/3 dos Estados. Atualmente, o Cidadania possui apenas 4 deputados federais, de 3 Estados diferentes: Alex Manente (SP), Arnaldo Jardim (SP), Amom Mandel (AM) e Any Ortiz (RS).
#Cidadania #PSDB #Federação #Eleições2026 #CláusulaDeDesempenho #AnistiaNão #PolíticaBrasileira #TSE #ComteBittencourt