Alunos de Ribeirão Pires participam de movimento pela paz nas escolas do ABC

Foto: Igor Andrade/Prefeitura de Diadema

O manifesto reivindica destinação de recursos para a ampliação e modernização das unidades de ensino, formações continuadas para a comunidade escolar, implantação de projetos inovadores de cultura, esporte e ciências nas redes municipais e ações voltadas ao bem-estar dos estudantes e profissionais

Ouça o áudio

 

Repórter ABC | Luís Carlos Nunes – Nesta sexta-feira (28), Dia Mundial da Educação, estudantes das cidades de Ribeirão Pires, Diadema, Mauá e Rio Grande da Serra entregaram aos prefeitos da região um manifesto pela cultura de paz nas escolas. O documento foi elaborado coletivamente por crianças e jovens das unidades de ensino mantidas pelas prefeituras, por meio do Grupo de Trabalho (GT) Educação do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

O manifesto reivindica uma série de medidas para promover a paz nas escolas, como a destinação de recursos para a ampliação e modernização das unidades de ensino, formações continuadas para toda a comunidade escolar, implantação de projetos inovadores de cultura, esporte e ciências nas redes municipais, além de ações voltadas ao bem-estar dos estudantes e profissionais. Oito crianças e jovens, representantes dos alunos de suas respectivas redes de ensino e grêmios estudantis, participaram da elaboração do manifesto, feito a partir de dinâmica orientada pelas equipes pedagógicas das prefeituras na última terça-feira (25).

Durante o evento de entrega do manifesto, o prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi, destacou a importância do desenvolvimento de políticas públicas que envolvam as famílias e tragam mais cultura e esporte para as unidades de ensino, fortalecendo ações pela paz. Além de Volpi, participaram do evento o prefeito de Mauá e presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Marcelo Oliveira, a prefeita de Rio Grande da Serra, Penha Fumagali, gestores públicos das sete cidades da região e lideranças políticas do Estado e da região. Representantes das forças de segurança do Grande ABC também marcaram presença na ação.

O manifesto foi lido pela estudante Beatriz Souza, de 14 anos, da Escola Municipal Engenheiro Carlos Rohm, de Ribeirão Pires. Como desdobramento da entrega do manifesto, os prefeitos irão debater com as equipes e apresentar, por meio do Consórcio Intermunicipal, uma agenda de investimentos e iniciativas pela cultura da paz nas escolas.

A abertura da Ação pela Paz nas Escolas contou com a apresentação da Escola Municipal de Artes de Ribeirão Pires (EMARP).

Repórter ABC – A informação passa por aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *