As sete cidades apresentarão áreas com potencial para receber uma unidade do IF (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia). A deliberação foi feita durante a assembleia mensal dos prefeitos no Consórcio Intermunicipal Grande ABC, realizada nesta-terça feira (10). Na reunião dos prefeitos em julho, representantes de entidade que milita a favor da implementação da unidade de ensino público na região apresentaram estudos de demanda e potencial econômico para instalação do IF na região. Esse pedido existe desde 2013 e contempla solicitações de empresas e sindicatos por ensino técnico e integral nas unidades.
Os IFs são entidades de ensino associadas ao Governo Federal voltadas para a educação profissional, científica e tecnológica. “Existe uma demanda local para capacitação de mão de obra na nossa região. Então, estamos nos empenhando em trazer este equipamento para cá, apresentando áreas ou até prédios prontos que tenham a capacidade de receber este tipo de serviço. Podemos partir de um polo em uma cidade e depois expandir para outras unidades nos demais municípios”, afirmou o presidente do Consórcio e prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira (PT).
Na assembleia geral deste mês do Consórcio, os prefeitos falaram sobre a inscrição de projetos do PAC (Novo Programa de Aceleração do Crescimento), cujo edital foi aberto na segunda (9). Em visita à entidade regional no último sábado, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou que os projetos com caráter regional e via consórcios intermunicipais devem ter prioridade do governo federal.