Deputados e senadores vão eleger os comandos das duas Casas para o biênio 2025-2026
Caso de Política com informações da Câmara e do Senado – O Congresso Nacional se prepara para um sábado (1º.fev.2025) decisivo, com a escolha dos novos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Além dos chefes das duas Casas, parlamentares também definirão os integrantes das Mesas Diretoras, responsáveis por conduzir os trabalhos legislativos pelos próximos dois anos.
A eleição no Senado está marcada para as 10h, enquanto a votação na Câmara ocorrerá à tarde, a partir das 16h. O pleito mobiliza lideranças e articulações políticas, com partidos formando blocos para ampliar influência na distribuição de cargos estratégicos.
Corrida pelo comando do Senado
Os senadores elegerão, além do novo presidente, dois vice-presidentes e oito secretários – quatro titulares e quatro suplentes. O processo começa com a formalização das candidaturas na Secretaria-Geral da Mesa, seguida pelo anúncio dos nomes pelo atual presidente, Rodrigo Pacheco. Os postulantes terão a oportunidade de discursar em ordem alfabética antes da votação secreta, que será realizada em cédulas de papel.
A apuração será conduzida pelo presidente do Senado e seus auxiliares, que primeiro verificarão o número de cédulas e, em seguida, contabilizarão os votos. O candidato que alcançar a maioria absoluta dos votos será eleito e tomará posse imediatamente.
Até o momento, quatro senadores disputam a presidência do Senado:
- Davi Alcolumbre (União Brasil-AP)
- Marcos Pontes (PL-SP)
- Marcos do Val (Podemos-ES)
- Eduardo Girão (Novo-CE)
Logo após a definição do novo presidente, os senadores seguirão para a segunda fase da eleição, na qual serão escolhidos os demais membros da Mesa Diretora. Caso haja apenas um candidato para um cargo específico, a votação será eletrônica.
Disputa na Câmara dos Deputados
Na Câmara, três parlamentares já oficializaram candidatura à presidência da Casa:
- Hugo Motta (Republicanos-PB)
- Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ)
- Marcel van Hattem (Novo-RS)
Os interessados podem se inscrever até as 13h30 de sábado. Já a formação de blocos parlamentares deve ser concluída até as 9h do mesmo dia. A escolha dos demais cargos da Mesa Diretora ocorrerá em uma reunião de líderes às 11h.
A sessão de abertura do ano legislativo será conjunta entre Câmara e Senado, às 15h. Em seguida, os deputados seguirão para a eleição da nova presidência da Casa. Para ser eleito em primeiro turno, o candidato precisa obter 257 votos. Caso contrário, a disputa seguirá para um segundo turno, no qual vence o mais votado.
Os blocos partidários terão peso importante na definição da Mesa Diretora e das presidências das comissões permanentes. O mandato dos presidentes das Casas é de dois anos, enquanto o comando das comissões terá duração de quatro anos.