A Frente Parlamentar pela Integração das Políticas Públicas de Combate à Vulnerabilidade Social da População, sob a coordenação da deputada estadual Ana Carolina Serra (Cidadania23), deu início a uma série de encontros setoriais na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) para discutir e mapear vulnerabilidades sociais nas cidades paulistas.
O primeiro encontro contou com a participação de 37 representantes de entidades e organizações sociais voltadas para crianças e adolescentes. De acordo com o cronograma, essas reuniões serão realizadas mensalmente e abordarão questões relacionadas à exclusão de cidadãos, falta de representatividade e oportunidades.
Os grupos de trabalho abordarão temas diversos, como mulheres, idosos, população em situação de rua, pessoas com deficiência e sofrimento mental, entre outros. A deputada Ana Carolina explicou que o objetivo desses encontros é identificar obstáculos e oportunidades para melhorar os serviços prestados. Após ouvir as entidades, a Frente Parlamentar pretende disponibilizar um documento com a perspectiva do terceiro setor, visando contribuir para a formulação de políticas públicas mais eficazes.
Ana Carolina também estabeleceu uma parceria com a Defensoria Pública do Estado de São Paulo para embasar os trabalhos. Em cada encontro, um defensor público fará uma explanação sobre o tema em discussão. Na primeira atividade, a defensora Renata Moura Gonçalves, da Primeira Subdefensoria Pública-Geral, abordou questões relacionadas à infância e adolescência.
A Frente Parlamentar de Combate à Vulnerabilidade Social, lançada em junho deste ano, tem como objetivo abordar questões amplas relacionadas ao desamparo social, incluindo insegurança alimentar, saúde e segurança da mulher, bem-estar da criança e do adolescente, e direito à moradia. A iniciativa busca promover a discussão e ações efetivas para lidar com esses desafios sociais no estado de São Paulo.