SP tem queda de 23,6% no número de mortes por covid-19 após de 2 meses em alta

O Estado de São Paulo registrou na última semana queda de 23,6% no número de mortes por covid-19. É a 1ª vez que as mortes diminuem desde que a pandemia se agravou no Estado. A informação foi divulgada nesta 6ª feira (23.abr.2021) pelo secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn.

Além disso, o número de casos de infecção pelo coronavírus caiu 14,3% no Estado. As internações também tiveram queda, de 6%. Trata-se da 1ª semana com queda nos 3 indicadores ao mesmo tempo.

“É importante lembrar que nós já apresentávamos quedas, há 4 semanas, das internações. E é a nossa 1ª vez, nesse período, com a queda de óbitos“, afirmou Gorinchteyn. O secretário também afirmou que os dados mostram que as medidas adotadas pelo governo do Estado foram eficazes para proteger a saúde da população.

São Paulo entrou em fase vermelha em 6 de março. Depois disso, em 15 de março, teve início a fase emergencial, com restrições ainda mais rigorosas para a circulação de pessoas. Foi só em 17 de março que o governo estadual começou a relaxar as restrições.

A fase de transição está em vigor no Estado desde domingo (18.abr) e deve ser mantida até 30 de abril. Nesse período, o comércio pode reabrir, assim como os cultos religiosos.

A partir de sábado (24.abr), o governo vai permitir que serviços como restaurantes, salões de beleza e atividades culturais funcionem das 11h às 19h. Academias também poderão funcionar, das 6h às 19h. Os parques estaduais e municipais podem ficar abertos das 6h às 18h.

O toque de recolher em todo o Estado vai continuar. Das 20h às 5h da manhã, a circulação é restrita a atividades e trabalhadores essenciais.

“Esse é um voto de confiança para que possamos ter um retorno gradual. Mas lembrando que ainda temos um patamar elevado de casos e internações e que precisamos fazer esse trabalho de transição com muita cautela e com muita responsabilidade em todos os setores“, afirmou Patricia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico de São Paulo.

Até as 12h30 desta 6ª feira (23.abr), o Estado de São Paulo registrava 2.811.562 casos de infecção por coronavírus e 91.673 mortes, de acordo com dados do Estado. Os leitos de UTI (unidade de terapia intensiva) estavam 81,4% ocupados e os de enfermaria, 62%.

Deixe uma resposta