Vereadores de RP autorizam compra de vacina e fazem críticas à Bolsonaro e Doria

Em sessão extraordinária realizada pela Câmara Ribeirão Pires na manhã desta 4ª feira (17.mar.2021), os vereadores aprovaram de forma unânime o Projeto de Lei nº 02/2021 de autoria do executivo municipal que solicitou autorização para a compra de vacinas contra a COVID-19 conjuntamente com o Consórcio Nacional de Prefeitos que nesta ação agrega 1.703 que abrangem 125 milhões de brasileiros.

O objetivo é o de agilizar a imunização da população e também de atender demandas por medicamentos, equipamentos e insumos que sejam necessários aos servidores públicos municipais.

Conforme publicou hoje (17), Ribeirão Pires, desde que iniciou a campanha de vacinação na cidade, imunizou segundo os dados oficial, até a data de ontem (16), – ver aqui – imunizou 6,82% de seus 124.159 habitantes. Na cidade 8.465 pessoas com 75 anos ou mais já foram vacinadas com a 1ª dose e 3.492 com a 2ª dose.

Os números são tímidos e muito aquém da necessidades de ofertarem segurança sanitária, o ritmo de disponibilização das vacinas não atendem as demandas.

Os repúdios

Vereador Guto Volpi

O presidente da Casa de Leis, o vereador Guto Volpi (PL), sem citar o nome, fez uma contundente e dura ao presidente da República.

Veja abaixo.

“Quero tecer uma crítica ao presidente da República que não está servindo de exemplo nesse momento em que a cidade, que os estados e que o país bate recorde vergonhoso de morte e não usar a máscara, que incentiva práticas que não condizem com protocolo de saúde pública.

Não é mais uma questão de ciência ou uma questão de política, é uma questão de humanidade.

Temos que dar o exemplo, as soluções que estão sendo encontradas são difíceis economicamente, socialmente. É muito fácil falar em fechamento, lockdown, mas nós dependemos muito da colaboração da sociedade, a colaboração dos comércios, que todos nós entendemos e defendemos. Não tem um vereador que não defenda a economia, defende o trabalho, emprego, renda, mas a gente entende a dificuldade que está em conseguirmos leitos, em conseguimos atendimento médico de enfermaria, UTI nesse momento tão grave da pandemia.

2020 ainda não acabou, pelo contrário; se arrasta neste ano e impõe discussões como questões de injustiça racial, pobreza crise climática, violência contra mulher, educação que deve ficar para o segundo ano sem aulas presenciais.

Esperamos resolver a vacina, sabemos que nas nossas residências, nas nossas famílias as contas não param de chegar, falamos em fechamento, mas a Sabesp continua medindo a sua água, falamos em fechamento do comércio, mas a ENEEL continua cobrando a sua energia elétrica.

Nós sabemos disso! Estamos tentando fazer o melhor e vamos ajudar o Executivo, o nosso prefeito a dar através do projeto nº 02 a possibilidade de compra Direta junto com a frente nacional dos prefeitos de vacinas para o nosso município.

Para o nosso município, a administração pública nesse ano se voltou 100% para o atendimento da Saúde. Enquanto o prefeito que suplica para a sociedade entender as medidas duras que vêm sendo tomadas, não resolver, nós não vamos ter outros assuntos para cuidar.

Parabéns ao prefeito que toma iniciativa em priorizar o orçamento para compra de vacina. Muito obrigado senhores vereadores e Senhoras vereadoras, projeto ainda em discussão”.

Vereador Anderson Benevides

O vereador Anderson Benevides, líder do governo na Câmara não poupou o governador de São Paulo João Doria.

“Quero deixar o meu repudio ao excelentíssimo Governador João Dória.  Infelizmente ele não tem visto como de fato ele via na época enquanto ele era entrevistador e marqueteiro né? Porque até então eu o achava uma pessoa muito competente como marqueteiro mas como gestor está sendo um tremendo de um incompetente”.

Vereador Diogo Manera

“Vale ressaltar que a demora de votar um projeto de grande relevância como esse, parte do nosso presidente da República em quase um ano de pandemia, libera a questão do protocolo de intenção de compra praticamente no começo do segundo mês de 2021, então eu parabenizo o Prefeito Municipal pela rapidez e em levantar uma extraordinária ganhando assim 24 horas para ter este projeto aprovado por nós vereadores aqui de Ribeirão Pires. Mas repudio o Presidente da República pela morosidade que trata esse assunto”.

 

Deixe uma resposta