Escolas municipais de Ribeirão Pires promovem integração online

Utilizando plataformas e ferramentas digitais, unidades escolares realizam atividades para fortalecer o vínculo com os estudantes

As escolas municipais de Ribeirão Pires seguem em processo de adaptação das atividades neste período de ensino remoto. Desde o início da pandemia, em março de 2020, o uso de ferramentas online tem sido importante aliado dos educadores da rede. No último sábado, dia 27, a E.M. Olívia Marques Petrilli, no Roncon, promoveu encontro virtual com alunos e suas famílias, usando a plataforma Zoom.

“Escolhemos diferentes dinâmicas para cada turma, usando música, contação de histórias, entre outras, para nos aproximarmos das crianças e de seus pais. Esse é um momento de fortalecimento de vínculos entre a escola, os estudantes e suas famílias”, explicou a coordenadora da unidade escolar, Amanda Araújo.

Desde o início das aulas remotas, no dia 10 de fevereiro, os professores da E.M. Olívia Marques Petrilli realizam trabalho de acolhimento, com a troca de vídeos de apresentação entre alunos da turma.

A secretária de Educação da cidade, Rosi Ribeiro de Marco, acompanhou as atividades realizadas neste final de semana.

“Vemos todo o empenho dos profissionais da rede para estarem mais próximos de seus alunos. Com muita criatividade e com o apoio da equipe de orientadores pedagógicos e supervisores da Educação Municipal, estamos superando as barreiras que foram criadas neste período de distanciamento social. Dessa forma, estamos levando o ensino para a casa de nossos estudantes e mantendo o vínculo da criança com sua escola e seus professores, o que é fundamental no processo de aprendizagem”, avaliou.

Plataforma de ensino remoto “Educa Ribeirão” já disponibiliza conteúdos

Alunos da rede municipal ou seus responsáveis podem utilizar site que facilita o acesso às atividades propostas pelos professores

A partir dessa segunda-feira, dia 1 de março, os quase 7 mil estudantes da rede municipal de ensino de Ribeirão Pires passam a contar com mais um reforço para o aprendizado neste período de ensino remoto. Os alunos ou seus responsáveis já podem utilizar a plataforma chamada “Educa Ribeirão”, por onde as equipes das escolas, com o apoio da Orientação Pedagógica da Secretaria de Educação, inserem as atividades propostas para cada dia da semana.

O conteúdo é separado por segmento (Ensino Infantil Parcial, Ensino Infantil Integral, Ensino Fundamental – Anos Iniciais, Ensino Fundamental – Anos Finais), e por unidade escolar. Alunos de famílias que não contam com acesso à Internet terão todas as atividades impressas e disponibilizadas para retirada, com agendamento, na unidade escolar.

“A pandemia nos trouxe novos desafios, que gradativamente, a medida em que avançamos, aprendemos a superar. A Internet é importante aliada da Educação no ensino remoto. Usamos também meios tradicionais para que todos os estudantes participem das atividades e tenham o acompanhamento de suas necessidades e evolução do aprendizado”, explicou a secretária de Educação da cidade, Rosi Ribeiro de Marco.

A frequência, participação e devolutiva dos alunos será acompanhada pelas escolas, que deverão fazer a busca ativa de alunos que não apresentarem bons índices de participação ou faltas injustificadas.

Silvia Stancov Romero Peres da Silva tem dois filhos matriculados na rede municipal, na E.M. Fiorindo Roncon e na E.M. Olívia Petrílli. Silvia, que é professora em São Paulo, considera a plataforma como uma ferramenta que contribui para a organização das atividades semanais.

“Sou bastante exigente com o cumprimento e entrega das tarefas, tanto pela preocupação com meus filhos, como em respeito ao trabalho da escola. Realizar as atividades com eles é satisfatório e entendo que é essencial para o desenvolvimento deles”, avaliou.

Michelle Bressane, responsável técnica da equipe de Orientação Pedagógica pela plataforma digital, explica que, semanalmente, as escolas estão enviando os conteúdos, que são inseridos por segmentos.

“As famílias dos alunos têm nesta página o acesso facilitado às atividades propostas pelos professores. A devolutiva das tarefas é feita de acordo com a orientação de cada turma”.

Deixe uma resposta