Poupatempo inicia reabertura gradual nesta quarta; São Bernardo e Mauá estão na lista

Postos de Santo André e Diadema voltam a funcionar somente em 2 de setembro

A partir desta quarta-feira (19/08), o Poupatempo inicia a reabertura gradual dos postos para atendimentos presenciais, que estavam suspensos devido à pandemia do novo coronavírus. Com o objetivo de minimizar os riscos de transmissão e garantir a segurança da população e colaboradores, serão adotadas medidas de controle de acesso, distanciamento social e um rígido protocolo sanitário.  São Bernardo e Mauá estão na lista dos postos que reabrem nesta quarta (Veja tabela abaixo). As unidades de Santo André e Diadema voltatão somente em 2 de setembro.

Para evitar aglomerações, uma grade inteligente para o agendamento de data e horário foi desenvolvida, exclusivamente para serviços que não podem ser realizados de forma remota. A reabertura, neste momento, será com 30% da capacidade de atendimento de cada unidade. Para marcar dia e horário para ser atendido, além de consultar informações, endereços e horários de funcionamento dos postos, basta acessar o site www.poupatempo.sp.gov.br.

É importante destacar que no processo de retomada dos atendimentos, apenas os serviços que necessitam exclusivamente da presença do cidadão para serem concluídos, como solicitação de RG e primeira via da CNH serão disponibilizados. Os demais continuam mantidos de forma remota, pelo portal ou pelo aplicativo Poupatempo Digital, que juntos oferecem 75 opções digitais com qualidade, segurança e comodidade, sem necessidade de sair de casa.

“A preocupação com a saúde de quem precisa ir ao Poupatempo neste momento é fundamental para que possamos dar continuidade ao serviço presencial. Por isso, a reabertura das unidades está sendo feita de forma consciente, seguindo os protocolos sanitários recomendados pelas autoridades”, explica Murilo Macedo, diretor da Prodesp – empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo que administra o Poupatempo.

O acesso às unidades será permitido para quem tiver horário agendado e a presença de acompanhantes autorizada somente em casos de crianças, idosos ou pessoas com deficiência. No lado externo dos postos o cidadão encontrará um totem com as informações dos protocolos adotados pelo Poupatempo. O uso de máscaras de proteção será obrigatório, assim como a medição de temperatura e higienização das mãos com álcool em gel para acessar o ambiente.

A manutenção do distanciamento entre as pessoas será reforçada com sinalização nos bancos de espera, marcações no chão e orientação e acompanhamento pelos funcionários. Todas as unidades terão dispensers de álcool gel em diferentes locais, para higienizar as mãos antes e depois de cada atendimento. O aumento da ventilação interna será garantido com a manutenção de portas e janelas abertas. Outra medida importante é o reforço na limpeza dos postos e a utilização de equipamentos de proteção individual aos profissionais de serviços gerais.

Quem estiver na linha de frente, em contato direto com o público, usará protetor facial. Para o atendimento em mesa foram instaladas barreiras de acrílico para separar o cidadão do funcionário. Todos os equipamentos utilizados na prestação de serviços ao público serão higienizados a cada hora.

Detran.SP 

A partir da reabertura das unidades, todos os serviços antes oferecidos nos postos do Detran.SP serão realizados diretamente no Poupatempo de cada município. Com isso, o Governo de São Paulo pretende aprimorar a qualidade e eficiência nos atendimentos; integrando, desburocratizando e agilizando a prestação de serviços à população. Os agendamentos também passam a ser realizados exclusivamente pelo portal do Poupatempo – www.poupatempo.sp.gov.br.

Cronograma de reabertura 

As primeiras unidades a serem reabertas nesta quarta-feira (19) serão Sé e Itaquera (capital), Mogi das Cruzes,São Bernardo do Campo e Mauá (Grande São Paulo), Santos e Guarujá (Baixada Santista), e Bauru (interior). O anúncio dos próximos postos a reabrirem será feito semanalmente, até o final de setembro, e a grade de agendamento estará disponível sempre um dia antes da abertura.

Confira abaixo o cronograma completo:

19/ago  26/ago  02/set  10/set 
Lapa Santo André Itaquaquecetuba
Itaquera Santo Amaro Osasco Piracicaba
São Bernardo do Campo Cidade Ademar Taboão da Serra Franca
Mauá Guarulhos Diadema Americana
Mogi das Cruzes Suzano Carapicuíba Rio Claro
Santos Caraguatatuba São José do Rio Preto Marília
Guarujá Campinas Shopping Catanduva Presidente Prudente
Bauru Sorocaba Fernandópolis Bragança Paulista
Araraquara Barretos Mogi Guaçu
São Carlos Caieiras Sao João da Boa Vista
São Vicente Cotia Araras
Praia Grande Indaiatuba Sertãozinho

 

16/set  23/set  30/set  14/out  

*Data prevista. Em negociação com o município. 

 28/out  

*Data prevista. Em negociação com o município. 

Guaratinguetá Lençóis Paulista Penápolis Hortolândia Barueri
Ourinhos Jales Andradina Santa Barbara D’Oeste Itapevi
Tatuí Aguaí Avaré São Caetano do Sul Atibaia
Jahu Salto Assis Sumaré Valinhos
Itu Pindamonhangaba Itapetininga Franco da Rocha Embú das Artes
Sao José dos Campos Votuporanga Itapeva Itatinga
Ribeirão Preto Jacareí Registro Porto Ferreira
Taubaté Bebedouro Dracena São Sebastião
Limeira Botucatu Tupã
Araçatuba Birigui Lins
Jundiaí

Deixe uma resposta