São Caetano inicia testagem em massa de idosos contra a covid-19

A Prefeitura de São Caetano do Sul iniciou nesta segunda-feira (22/6) mais uma etapa de testagem em massa no Drive Thru, na Garagem Municipal (Avenida Presidente Kennedy, 2.100, Bairro Olímpico). Desta vez, começaram a ser testados contra a covid-19 os idosos de 60 a 65 anos, em iniciativa inédita no Brasil. Das 422 pessoas testadas no primeiro dia da ação, 23 positivaram para o coronavírus e foram orientadas a cumprir o isolamento domiciliar.

Os testes são realizados mediante agendamento no site coronavirus.saocaetanodosul.sp.gov.br. Em virtude da alta procura, o prazo para essa faixa etária foi prorrogado para mais uma semana (até 4/7) e, a capacidade diária, ampliada para 550 vagas, de segunda a sábado, das 8h às 16h. Após as pessoas entre 60 a 65 anos, a Prefeitura vai abrir a testagem para outras faixas da terceira idade.

“A testagem em massa, somada a outras ações, nos permite o mapeamento da incidência do coronavírus em nossa cidade. E, levar esta iniciativa aos idosos, é uma estratégia fundamental dentro do nosso objetivo maior, que é salvar vidas”, ressaltou o prefeito José Auricchio Júnior, que conferiu o primeiro dia da ação ao lado da secretária municipal de Saúde, Regina Maura Zetone.

Os integrantes da terceira idade são os mais vulneráveis à covid-19. Para testar, é indispensável a apresentação de documento pessoal e comprovante de residência (ou o Cartão São Caetano), e o uso de máscara. O morador deverá chegar com, no máximo, 15 minutos de antecedência, para evitar aglomeração.

São Caetano possui um dos maiores índices de longevidade do País (78 anos) e 21% de sua população é formada por idosos (cerca de 34 mil pessoas).

Somando os atendimentos no Drive Thru (trabalhadores de diversos segmentos), no Disque Coronavírus, nos bloqueios de trânsito, no Inquérito Epidemiológico e nas habitações coletivas, além de servidores na linha de frente de combate à pandemia e pacientes dos hospitais, 34 mil pessoas já foram testadas, o que representa 21% da população da cidade. A manutenção dos programas e as novas estratégias deverão fazer este índice atingir 40% até o início de agosto.

Por Mark Ribeiro | Fotos: Eric Romero / PMSCS

Deixe uma resposta