Ribeirão Pires amplia atendimento às mulheres em situação de violência

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC) da Prefeitura de Ribeirão Pires está ampliando as ações de combate à violência contra a mulher. A partir dessa terça-feira, dia 16, a Coordenadoria de Mulheres passa a contar com novo canal 24 horas para atendimento às vítimas, o aplicativo Whatsapp (11) 9.3058-7421 (o serviço também atende ligações a cobrar). As ações de proteção às vítimas seguem novas diretrizes do Governo Federal estabelecidas neste período de combate ao coronavírus.

Moradoras em situação de violências física, psicológica, patrimonial, moral, sexual, além de outras violências de gênero, podem procurar atendimento tanto por telefone, quanto presencialmente, junto à Coordenadoria de Mulheres, na Rua Batista Lion, 108 – Centro. O serviço também pode ser acessado pelo telefone 4828-6434/ e-mail creasrp@ribeiraopires.sp.gov.br. O atendimento presencial e por telefone para os casos de emergência no local é feito de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.

Atendimento – Segundo o Fluxo de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência de Ribeirão Pires, nos casos de violação sexual em mulheres e às adolescentes a partir dos 12 (doze) anos de idade, o primeiro atendimento na rede municipal em casos de emergência é o Hospital e Maternidade São Lucas, com atendimento 24 horas. O local abriga o Centro de Referência à Saúde da Mulher. Mesmo se as vítimas de violência sexual derem entrada por outros setores – como a GCM ou Assistência Social – o Fluxo de garante que o atendimento prioritário a essas vítimas seja realizado pela Saúde.

Mulheres vítimas de violência física serão encaminhadas – e podem dar entrada diretamente – na UPA Santa Luzia.

A Guarda Civil Municipal possui atendimento 24h a toda a população. Munícipes podem acionar o serviço de segurança pelos telefones 153 ou 4828-3204/4825-2318, ou comparecer à Rua João Domingues de Oliveira, 320 – Centro – Base Central, ou na Base 24h da GCM localizada na área entre o Terminal Rodoviário, Estação da CPTM e Atende Fácil.

Deixe uma resposta