Em uma das imagens acima, postada em 11 de junho de 2020 no Facebook, Gabriel Roncon e outras diversas pessoas ligadas ao governo municipal formam aglomeração sem o uso obrigatório de máscaras
O vice-prefeito de Ribeirão Pires, Gabriel Roncon (PTB), protocolou na justiça uma queixa crime contra o vereador Amigão D’orto (PSB) e o ex-prefeito Clóvis Volpi (PL) por encontro com populares da cidade.
A informação tem origem na tradicional coluna “Dizem por aí” do Jornal Folha de Ribeirão Pires desta sexta-feira (19).
É expresso na coluna:
“Que Clóvis Volpi (PL) e Amigão Dorto (PSB) foram denunciados pelo vice-prefeito Gabriel Roncon (PTB) por terem ferido o Código Penal Brasileiro em seu artigo 268.
* * *
Que a queixa-crime protocolada por Gabriel contra Volpi e Amigão diz respeito às reuniões políticas divulgadas nas redes sociais na última semana.
* * *
Que tais reuniões divulgadas na internet ocorreram em vários locais diferentes e sempre com pessoas em volta e registradas por câmeras fotográficas.
* * *
Que o artigo 268 do Código Penal diz: “infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa”.
* * *
Que tal crime denunciado por Gabriel tem pena de detenção de 1 mês a 1 ano e multa.”
Fato que chama a atenção é que a denúncia acontece contra os dois principais adversários do prefeito Kiko Teixeira (PSDB) ao Paço Municipal nas eleições que devem acontecem ainda neste ano de 2020. Gabriel Roncon também é pré-candidato a prefeito.
A atitude de Gabriel Roncon que também é pré-candidato a prefeito ganha contornos de parcialidade quando observado o perfil em redes sociais de integrante do atual governo e também de aliados.
Entre diversas postagens, a primeira dama em 12 de junho, é fotografada em meio a diversas crianças sem máscaras de proteção, diz: “E a festa continua…quero agradecer aos moradores da Estrada da Sondália, Quarta Divisão – RP e toda equipe do Fundo Social pela surpresa de hoje no dia das entregas das cestas de alimentos.”
Em 3 de junho, um novo posto possivelmente desrespeitoso com a orientações sanitárias.
Nesta quinta-feira (18), servidores da Defesa Civil Municipal foram vistos realizando serviços relacionado a infraestrutura urbana na Vila Marquesa. Há informações que no dia de hoje (19), servidores do mesmo órgão realizaram pela manhã serviços alheios a sua atividade fim no Parque Oriental.
Imagem de 18/06/2020 – Servidores da Defesa Civil executando atividade fora de suas atribuições e sem uso de máscara de proteção
O Repórter ABC fez contato com Clóvis Volpi e o vereador Amigão D’orto para colher os posicionamentos.
Segundo o vereador Amigão D’orto, “visitas estão sendo realizadas a cidadãos sempre com o respeito as orientações de saúde e que a atividade trata de atribuição de seu mandato parlamentar de ouvir as demandas e necessidades para Ribeirão Pires”.
Segundo ainda Amigão, “as distâncias recomendadas, uso de máscaras e álcool gel estão sendo utilizados e que nas visitas nunca há contato físico ou proximidade menor do que as recomendadas”.
Já o ex-prefeito Clóvis Volpi disse a nossa reportagem que desconhece que tenha sido denunciado por desrespeito e que as visitas estão acontecendo em respeito a convites recebidos e que sempre são utilizados por todos máscaras, álcool gel e limite mínimo de distanciamento social”.
Em contato com o vice-prefeito Gabriel Roncon, primeiramente por ligação, a mesma foi rejeitada. Após, um contato de texto foi iniciado.
Questionado sobre a veracidade da denúncia, Gabriel Roncon se limitou a dizer que “Este assunto está com meus advogados”. (sic)
Perguntado sobre a possibilidade de outras pessoas, inclusive do governo que estão em igual condição também serão denunciadas a justiça, não obtivemos resposta.
Minutos após silêncio, em nova oportunidade, Roncon foi comunicado de que a referida matéria estava sendo fechada e perguntado se o mesmo gostaria de acrescentar algo sobre os questionamentos? Nada foi respondido a a matéria foi dada por concluída.