ABC fica fora de flexibilização da quarentena anunciada por João Doria

O governador João Doria anunciou na tarde desta quarta-feira (27) as novas regras para a quarentena no Estado de São Paulo. Chamada de Plano São Paulo, a “retomada consciente”, como define o governador, passará a valer a partir de segunda-feira (1°) – com validade até 15 de junho – e terá regras distintas entre as regiões do estado.  No ABC, que faz parte da Grande São Paulo, não haverá mudanças neste momento.

A nova etapa do Plano São Paulo prevê que as regiões sejam enquadradas em cinco fases. As regiões da Grande São Paulo, Baixada Santista e Registro estão na fase 1 (alerta máximo), e seguirão as mesmas diretrizes do atual decreto.

Capital e as regiões de Franca, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista, Piracicaba, Campinas, Taubaté, Sorocaba, Marília, Araçatuba, e São José do Rio Preto estão enquadradas na fase 2 (controle). Esta fase do Plano São Paulo prevê a abertura com restrições de atividades imobiliárias, concessionárias, escritórios, comércio e shoppings centers.

Na fase 3, estão enquadradas as regiões de Barretos, Presidente Prudente, Bauru e Araraquara/São Carlos. Nessas regiões estão autorizados a voltar o funcionamento, com restrições, de bares, restaurantes e salões de beleza.

Após o dia 15, as regiões podem evoluir para as próximas fases, ou regredir de etapa em qualquer momento, caso haja mudanças nos quadros.

São levadas em consideração para o enquadramento das regiões nas fases duas diretrizes: capacidade do sistema de saúde e evolução dos casos. “Será uma retomada segura”, garante Doria.

Deixe uma resposta