Regiane Nunes no ‘Dia Mundial da Conscientização sobre a Acessibilidade’ fará uma live com convidados

A paratleta olímpica da natação, nutricionista e professora de educação física, Regiane Nunes, moradora do Jardim Caçula em Ribeirão Pires, fará nesta-quinta-feira (21) uma live com os seus convidados Clóvis Volpi e Amigão D’orto para juntos debaterem a acessibilidade para pessoas com necessidades especiais.

O bate papo acontece exatamente no dia em que se comemora mundialmente o ‘Dia mundial da Conscientização sobre a Acessibilidade’ comemorado anualmente na terceira quinta-feira do mês de maio.

“No Dia Mundial de Conscientização sobre a Acessibilidade, celebrado em 21 de maio, teremos um bate papo com duas personalidades da cidade de Ribeirão Pires. Conversarei com o Ex-Prefeito Clóvis Volpi e o Vereador Amigão D’Orto”, diz Regiane Nunes no convite postado nas suas redes sociais.

Conforme Regiane Nunes argumentou ao Repórter ABC, “o propósito desta live é de falar, pensar e aprender sobre as diversas modalidades de acessibilidade, sejam elas de locomoção,  digital (web, software, portáteis, etc.) e os seus diferentes tipos de usuários, incluindo pessoas com deficiências”, justificou.

Segundo ainda Regiane Nunes, que é cega, “passou-se do tempo em que o deficiente físico era um ser enclausurado em sua casa e levava uma vida monótona e sem perspectivas de vida e com limitados contatos sociais e com o mundo, o seu seu desenvolvimento pessoal depende das mesmas oportunidades em que outros cidadãos tem”.

 “Hoje não é mais admissível não atender aos direitos deste significativo público. Vale ressaltar que somos cidadãos igualmente a todos os outros. Não se trata de caridade dar condições adequadas de mobilidade ou de acesso aos meios de comunicação, cultura, lazer e atendimento específico em repartições públicas e bancos por exemplo. A sociedade como um todo deve enxergar que o deficiente físico é capazes de aprender, de frequentar Universidades, de ser economicamente ativo e produtivo. Tudo passa pela oportunidade! Tive a oportunidade de conhecer algumas cidades pelo mundo onde investimentos em urbanização com adaptações trouxeram grandes retornos financeiros e sociais. “, disse Regiane Nunes adiantando parte do que possivelmente será tratado na live desta noite.

A live acontece nesta quinta-feira (21) às 19 horas e os interessados poderão acompanhar diretamente na página oficial  no Facebook clicando aqui.

Recentemente o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulgou em sua página na internet uma revisão de metodologia para levantamento do número de pessoas com deficiência no país.

Segundo a publicação, dados estatísticos anteriores contabilizaram 23,9% de pessoas com algum tipo de deficiencia e que pela metodologia atual, o IBGE indica a proporção das pessoas com deficiência na população brasileira de 6,7%, em números absolutos em 12 milhões e 748 mil e, 17,2 percentual de pessoas com alguma limitação funcional, equivalente a 32 milhões e 857 mil.

Clique aqui para ler a íntegra da matéria.

Deixe uma resposta