Consórcio ABC recebe apresentação sobre Destinos Turísticos Inteligentes

Mestre em Arquitetura e Administração, Daniela Flores abordou temática durante reunião do GT Turismo da entidade regional

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC recebeu, nesta quinta-feira (30/4), uma apresentação sobre Destinos Turísticos Inteligentes. O tema foi abordado pela professora Daniela Flores, mestre em Arquitetura e Administração durante reunião do Grupo de Trabalho (GT) Turismo da entidade regional, realizada por meio de videoconferência.

A apresentação trouxe informações sobre iniciativas realizadas na Espanha, atualmente o primeiro destino no mundo em turismo de férias e a segunda nação por gasto turístico. A atividade turística representa 11% do produto interno bruto (PIB) do país europeu.

“Para chegarem nestes resultados, os espanhóis criaram uma política turística para impulsionar a competitividade do setor, tanto do lado público quanto do privado. Isso potencializou a inovação e a sustentabilidade para que a Espanha se consolidasse, no médio e longo prazo, como liderança mundial”, explicou Daniela.

Especialista em hotelaria, a professora informou que as medidas adotadas pelos espanhóis geraram novos modelos de negócios e novos destinos competidores no país. Como princípios para os destinos turísticos inteligentes, ela apontou a tecnologia, a inovação, a acessibilidade e sustentabilidade.

Em relação ao Grande ABC, Daniela afirmou que as sete cidades têm grande potencial, mas ainda não totalmente explorado, com possibilidade de explorarem o turismo cultural, ambiental, histórico e industrial.

Os integrantes do GT Turismo destacaram a importância de se pensar em estratégias para o turismo para o momento pós-pandemia do novo coronavírus (Covid-19). “A inovação e a tecnologia agora deverão ser princípios para a gestão do turismo”, afirmou o coordenador do GT, Cristopher Araújo.

Deixe uma resposta