Leitor do Repórter ABC mostra Washington – EUA, em quarentena devido ao coronavírus

Repórter ABC | Luís Carlos Nunes – Washington, capital dos Estados Unidos iniciou o domingo (29) completamente silenciosa e deserta enquanto o medo e a ansiedade crescem entre seus habitantes. O relato é de Jonas Robbins-Passos, brasileiro de Ribeirão Pires em São Paulo, residente na América a três anos, feito através de imagens exclusivas encaminhadas ao Repórter ABC.

“Estou fazendo imagem aqui de Washington para mostra como está a situação das lojas e do comércio. Geralmente, de domingo,aqui é aberto com muitas pessoas passeando, comprando, comendo aqui do lado de fora, mas agora devido a quarentena… tudo fechado. Fiquem em casa”, disse Jonas Robbins-Passos.

As imagens foram feitas horas antes do anúncio do presidente Donald Trump que prorrogou a quarentena para que a população permaneça em casa até o dia 30 de abril para minimizar o contágio do novo coronavírus.

O anúncio mostra uma mudança de postura de Trump, que vinha dizendo que sua intenção era de flexibilizar o isolamento na Páscoa, dia 12.

Em coletiva de imprensa, Trump disse que o pico de contágio pelo coronavírus em solo americano deve acontecer em duas semanas. Atualmente, os Estados Unidos são o país com mais casos confirmados da doença, com mais 100 mil casos confirmados e mais de 2 mil vítimas fatais.

Além de estender o período de distanciamento social, Trump prometeu que irá disponibilizar, “dentro de alguns dias”, um teste rápido para detectar o novo coronavírus.

Os Estados Unidos passaram nesta terça-feira (31) da marca dos 164 mil casos com mais de 3.100 mortes por coronavírus. Nova York é o estado mais afetado, com mais de 67 mil infectados.

“O que tenho ouvido por aqui é que esta semana será ruim e a semana que vem poderá ser pior e que este é apenas o começo de algo que irá piorar em abril e maio, e temos que nos preparar, temos que mudar a forma como vivemos”, concluiu Jonas em conversa com o Repórter ABC.

Deixe uma resposta