Secretária de Saúde de RGS forma comitê e emite nota à população sobre o Coronavírus

Nesta sexta-feira (13), a Secretária de Saúde de Rio Grande da Serra, Raquel dos Santos, reuniu funcionários da pasta para formar um comitê do Coronavírus. A ação visa à atualização diária de informações à população.

Confira a seguir a nota emitida pela Secretária de Saúde:

“É de conhecimento geral que o Novo Coronavírus (Covid-19) chegou ao Estado de São Paulo, acometendo dezenas de pessoas. No entanto, ressalto que em Rio Grande da Serra não temos nenhuma confirmação nem suspeitas. Tivemos, até então, somente um caso de suspeita, há cerca que quinze dias, com uma moradora da região central da cidade, mas que foi descartada através de exames.

Enfatizo que não há motivos para pânico. Criamos um comitê especial para atualizar à população diariamente sobre este problema. Como medida preventiva, suspendemos projetos esportivos e culturais que envolvam pessoas com mais de 60 anos, que são as mais vulneráveis à doença.

Peço a colaboração de todos para que sigam as orientações e recomendações dos órgãos de Saúde para evitarmos o contágio em nossa cidade.

Entre as principais medidas estão lavar bem as mãos e antebraços com água e sabão, por no mínimo 20 segundos, e utilizar álcool gel quando possível. Evitar aglomerações e contato físico, como aperto de mãos, e não colocar as mãos na boca, nariz e olhos antes de higienizá-las corretamente. Ao espirrar ou tossir, cobrir a boca com o antebraço.

Os principais sintomas do Coronavírus são febre alta, tosse e dificuldade respiratória. Caso os tenha, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência.

Ressalto que todas as medidas recomendadas estão sendo tomadas pela Secretaria de Saúde, inclusive o treinamento de servidores para lidarem com qualquer situação relacionada ao Coronavírus.

Obrigada a todos pela compreensão.”

Raquel dos Santos, Secretária de Saúde de Rio Grande da Serra

Deixe uma resposta