“Projeto Primeiros Acordes” de Rio Grande terá evento de encerramento do 1º ano no dia 27/11

Comemoração apresentará trilhas sonoras de clássicos do cinema

O primeiro ciclo do Projeto Primeiros Acordes – Escola de Música de Rio Grande da Serra – parceria entre a Prefeitura Municipal, Aprisco e Unipar Indupa – se encerrará no próximo dia 27 de novembro, e para celebrar a data ocorrerá um evento festivo com toda a equipe do projeto, apoiadores, realizadores e alunos. A apresentação será no Teatro Primeira-Dama Zulmira Jardim Teixeira, a partir das 19h, com entrada gratuita.

O objetivo é apresentar os principais resultados obtidos ao longo dos 12 meses de aula, com ênfase no desenvolvimento artístico dos alunos. Para isso, os professores do projeto, Victor Fão, Marco Stoppa, Bio Bonato, Kiko Bonato, Rafael Cab e Rodrigo Olivério ensaiaram com os alunos uma apresentação artística com 5 músicas, trilhas sonoras de clássicos do cinema.

A abertura da festividade será feita pelos professores, que executarão “Love Theme from The Godfather”, trilha da trilogia “O Poderoso Chefão”, de Francis Ford Coppola. Na sequência, serão apresentadas 4 músicas com os alunos do projeto: “Over the Rainbow”, que faz parte da trilha do clássico dos anos 1930, “O Mágico de Oz”; “Tara’s Theme”, de “E o Vento Levou”; “Cinema Paradiso”, do filme homônimo, encerrando com uma montagem especial do tema de James Bond, organizada por Marco Stoppa.

Além das músicas, será exibida a websérie “Primeiros Acordes”, produzida pelo canal Cult Cultura, que selecionou alguns alunos e professores para contar histórias inspiradoras de aprendizado, superação e descobertas.

Sobre o Projeto Primeiros Acordes

O primeiro ano do projeto, iniciado no final de 2018, disponibilizou 60 vagas para os munícipes de Rio Grande da Serra, divididos em 3 turmas: 20 alunos para a turma de sopro metais, 20 alunos para a turma de sopro madeiras e 20 alunos para turma de percussão.

Mais de 30 instrumentos ficaram à disposição dos alunos, que durante 12 meses tiveram aulas teóricas e práticas.

O projeto é inteiramente gratuito e o corpo docente é formado por músicos experientes de grupos aclamados como “Samuca e a Selva”, “Ba-Boom”, “Buena Onda Reggae Club” e “Nômade Orquestra”, que participam de circuitos artísticos do SESC, Viradas Culturais e turnês internacionais.

A Prefeitura de Rio Grande da Serra é apoiadora do projeto. A antiga EMEB Rachel Silveira Monteiro, no centro da cidade, foi cedida para realização das aulas às segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h. Um ônibus foi disponibilizado para levar os alunos em 6 bairros da cidade após as atividades.

Os alunos inscritos no projeto não precisavam de conhecimentos musicais. Os professores desenvolveram uma metodologia específica para o Primeiros Acordes, partindo do método da Capo, de Joel Barbosa. “Para nós, é muito importante trazer instrumentos e músicas do mundo deles [alunos] para o nosso e vice-versa. Por isso, antes de começar a tocar, queremos ouvi-los. Essa troca professor-aluno é fundamental” explica o curador e professor Victor Fão sobre a montagem da metodologia.

Para que seja formada uma banda ou orquestra são necessários anos de dedicação. Por isso, o ciclo II do projeto está planejado e em fase de negociação do patrocínio para continuidade: “Queremos extrair o melhor deles para que todos possam estudar e crescer na área, fazendo o legado deles perdurar, o que leva anos para acontecer” comenta Fão.

O evento de encerramento é gratuito e serve de motivação para que os alunos continuem dedicados aos estudos musicais, inspirando cada vez mais pessoas a ingressarem na área.

SERVIÇO

Apresentação de encerramento do ano I do projeto Primeiros Acordes
Dia 27 de novembro de 2019, às 19h

Teatro Municipal Primeira-Dama Zulmira Jardim Teixeira
Avenida Dom Pedro I, 428 – Centro – Rio Grande da Serra – SP

Deixe uma resposta