Projeto Escola Sustentável em Rio Grande da Serra contribui para atingir objetivos da Agenda 2030 ONU

O Projeto Escola Sustentável, que foi iniciado no último mês na Sala da Imaginação para os alunos das EMEB de Rio Grande da Serra, tem contribuído para alcançar os 17 ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – da Agenda 2030, estipulados pela ONU – Organização das Nações Unidas.

Entre os ODS relacionados ao Projeto estão “Fome Zero e Agricultura Sustentável”, “Educação de Qualidade”, “Água Potável e Saneamento”, “Energia Limpa e Acessível”, “Cidades e Comunidades Sustentáveis”, “Consumo e Produção Responsáveis”, “Ação Contra a Mudança Global do Clima”, entre outros.

Mais detalhes sobre os ODS podem ser acessados através do link: https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/

Projeto Escola Sustentável

O Escola Sustentável visa a conscientizar e ensinar às crianças dos níveis I e II (de 4 e 5 anos de idade) das EMEB, através de atividades lúdicas, temas relacionados à sustentabilidade, como a importância da coleta seletiva, reciclagem e reutilização de materiais, economia de água e energia elétrica, preservação da natureza, cuidados com os animais, entre outros.

O Projeto segue até o próximo dia 5 de dezembro. Até lá, os alunos de todas as EMEB de Rio Grande – que possuem alunos dos níveis I e II – terão visitado a Sala.

Durante a visita, que tem a duração de aproximadamente duas horas, as crianças assistem a uma curta animação da Turma da Mônica e a uma descontraída apresentação do Teatro de Fantoches, realizada pelo Instrutor de Arte Guilherme e pela Auxiliar de Desenvolvimento Infantil Cris.

Em seguida, os alunos aprendem na prática a trabalharem com a coleta seletiva, descartando objetos de plástico, vidro, metal e papel nas lixeiras de acordo com a cor indicada para cada tipo de material.

Por fim, participam de uma oficina de reciclagem de papel, utilizando-se de jornais para transformá-los em um cartão de Natal, que posteriormente serão trabalhados com os professores em sala de aula.

Deixe uma resposta