Projeto do vereador Amigão D’orto prevê a Semana de conscientização do HTLV

Graças ao Projeto de Lei nº 50/2019 de autoria do vereador Amigão D’orto, anualmente, na primeira semana do mês de abril a prefeitura de Ribeirão Pires deverá organizar a “Semana de Conscientização do HTLV”.

Segundo Amigão D’orto, “dasos do Ministério da Saúde apontam que o Brasil é um dos países do mundo com o maior número de pessoas infectadas com o vírus HTLV(vírus linfotrópico da célula T humana), que pode causar doenças graves, como a mielopatia (doença neurodegenerativa que provoca fraqueza nas pernas, causando dificuldades para andar, podendo levar à paralisia nos casos mais graves) e a leucemia (câncer que ocorre na formação das células sanguíneas, dificultando a capacidade do organismo de combater infecções)”, disse.

Segundo ainda Amigão “é preciso que Ribeirão Pires tenha ação forte nesta questão uma vez que além dessas doenças graves, o vírus HTLV também pode causar outros problemas de saúde, como doenças de pele, dores nos membros inferiores (panturrilhas), na região lombar (parte inferior da coluna lombar), dificuldade de defecação ou micção. Os sintomas que o HTLV provoca são progressivos e são sentidos, em geral, na região abaixo da linha do umbigo. As doenças associadas ao vírus geralmente aparecem após os 40 anos, mas podem surgir antes”, concluiu.

Acompanhe abaixo a proposta apresentada que já consta como Lei municipal em Ribeirão Pires

Deixe uma resposta