Rio Grande inaugura ‘Academia ao Ar Livre’ no Parque dos Ipês no próximo sábado (5)

As academias ao ar livre são uma excelente opção para quem quer praticar exercícios físicos

No próximo dia 5 (sábado), a Prefeitura Municipal de Rio Grande da Serra fará a inauguração de Academia ao Ar Livre no Parque dos Ipês, no Bairro Santa Tereza. O evento começa às 10h.

Fazer atividades físicas regulares é uma das principais medidas a ser adotada para aumentar na expectativa de vida e também para garantir boas condições do corpo e da mente por muitos anos.

Já foram comprovados inúmeros benefícios da prática regular de exercícios físicos, e os pesquisadores com frequência revelam novas vantagens trazidas por esse hábito tão essencial para a manutenção e a conquista da nossa saúde. Veja alguns dos benefícios mais importantes das atividades físicas:

Controle do peso

O gasto calórico promovido pelos exercícios físicos, junto com uma alimentação adequada, é uma das chaves para o controle do peso. A prática regular de exercícios é fundamental para evitar a obesidade, que contribui para uma série de outras doenças como diabetes, problemas cardiovasculares e até mesmo alguns tipos de câncer.

Além da queima de calorias, os exercícios físicos ajudam a acelerar o metabolismo, possibilitando que o organismo continue a consumir as reservas de gorduras durante o período de descanso. Assim, seu corpo funciona melhor e diminuem as chances do acúmulo de peso.

Combate a doenças e promoção do bem-estar

Os exercícios físicos são uma prática importantíssima para o combate a doenças que fazem milhares de vítimas todos os anos. As atividades físicas são capazes de inibir desde os resfriados comuns, ao fortalecer o sistema imunológico, até auxiliar no combate a alguns tipos de câncer, como o de próstata, esôfago, fígado, pulmão, cólon e mama.

Além disso, os exercícios físicos regulares são muito importantes para combater a osteoporose, pois o impacto causado pelos movimentos promove o fortalecimento dos ossos.

Os exercícios físicos também ajudam a reduzir os níveis do colesterol ruim (LDL), regulam a produção de insulina, prevenindo o diabetes, e auxiliam no controle da pressão arterial, combatendo a hipertensão ao promover a liberação de substâncias que dilatam e fortalecem os vasos sanguíneos.

Além do combate às doenças, a prática de exercícios promove a liberação de endorfina, uma substância que ajuda a regular o sono, aumenta a sensação de bem-estar e diminui o estresse e a ansiedade.

A importância de uma academia ao ar livre

Se você não se sente muito animado para frequentar uma academia tradicional, seja pelo ambiente de competição, pela mensalidade que pesa no bolso ou por algum outro motivo, isso não é motivo para não se exercitar.

Uma excelente alternativa às academias tradicionais são as academias ao ar livre, localizadas em praças e parques. Esses lugares oferecem uma série de benefícios para quem está a fim de praticar atividades físicas.

Deixe uma resposta