Festival de Inverno de Paranapiacaba começa no próximo sábado

O 19º Festival de Inverno de Paranapiacaba começa no próximo sábado (20), com série de atrações. Uma das novidades neste ano é a inauguração da torre do relógio da estação, que foi restaurada e será entregue no primeiro dia do evento, às 19h. Os shows, exposições e intervenções culturais acontecerão em dez pontos diferentes da vila inglesa. Como nas edições recentes, as atividades destacam ainda mais a principal atração do festival: a própria Paranapiacaba.

A primeira atração cultural no sábado será a Banda Lira, que se apresentará na plataforma do Expresso Turístico, às 10h. No período da tarde, o Palco do Mercado receberá o grupo Manatiana (13h), Projeto Tânia Maria 70 anos (15h), a banda Mulamba (17) e os Harmônicos (19h). Outras atrações no sábado, serão a banda Giallos, às 13h, no Palco da rua Fox, e Leandro Segredo, às 16h, no palco da Rua Direita. O espaço Sesc, no Clube União Lyra Serrano (ULS), a partir das 12h terá série de oficinas, apresentações de dança e um audiotur. As bandas Tarancón e Raíces o de América, se apresentarão às 18h.

No domingo (21), Leandro Matos, a banda Derbaum, Fabio Kideshi e Rodrigo Régis e Tata Alves serão as atrações no palco do Mercado, respectivamente às 13h, 15h, 17h e 19h. A programação no Palco da Rua Fox terá início às 13h, com a banda Ataque à Jugular, e no Palco da Rua Direita, às 14h, com a banda feminina Santa Muerte. Já no Espaço Sesc, no Clube ULS, a partir das 12h, o público poderá conferir outras oficinas, apresentações musicais e de dança, além do audiotur e cortejo com o Samba Lenço de Mauá. A banda Blues Etílicos fecha a programação do espaço, às 18h.

Nos quatro dias, quem for à vila ferroviária poderá conferir ainda série de oficinas, vivências, saraus, exposições e atividades de lazer, além de feiras como a de Artes e Antiguidades, de Vinil e a de produtos de cambuci, fruto típico da Mata Atlântica. O espaço Locobreque abrigará as apresentações de circo. E a webrádio Rádio Plano B fará a transmissão ao vivo do evento.

Confira a programação completa em:www.santoandre.sp.gov.br/fip/index.php/programacao/

BENS RESTAURADOS
Um dos destaques da edição deste ano será a entrega oficial da torre do relógio, construída em 1898, que foi totalmente restaurada e passou a contar com uma iluminação especial. O relógio estava parado há mais de 10 anos, e a última ação para conservação foi realizada em 2003. A inauguração ocorrerá às 19h do primeiro dia do Festival de Inverno.

Quem for à Vila durante o FIP vai poder conferir também o Museu Castelo, que passou por reforma, além de outros locais que foram restaurados, como a Garagem das Locomotivas, a Oficina das Locomotivas, a Igreja Senhor Bom Jesus de Paranapiacaba e a Casa da Família Ferroviária (Casa Fox).

O Banco de Alimentos vai arrecadar 1 kg de alimento não perecível ou itens de higiene.

ESPAÇOS
As atividades culturais do FIP 2019 serão realizadas em diversos espaços da Vila. O Clube União Lyra Serrano, como nas edições anteriores, receberá as atrações do Sesc, um dos parceiros da Prefeitura durante o evento. Além das atrações musicais, o local abrigará oficinas, aulas abertas e intervenções. O endereço é avenida Antonio Olyntho, s/n.

Deixe uma resposta