Estudantes de Rio Grande conhecem a “Sala da Imaginação” e são educadas para o trânsito

Nesta segunda-feira (20), as crianças das EMEB de Rio Grande começaram a visitar a Sala da Imaginação. O espaço, montado no prédio da EMEB Raquel Silveira, no Centro da cidade, receberá durante o ano letivo, diversos projetos educativos com atividades sobre temas variados, aplicados de acordo com a faixa etária das crianças. A sala será sempre redecorada de acordo com cada tema.

O primeiro deles é o Recriatran – Educação para o Trânsito -, destinado a crianças dos níveis I e II – de 4 e 5 anos de idade. Haverá ao longo do ano, no entanto, outros temas destinados a crianças de outros níveis e idades. As unidades das EMEBS que possuírem alunos com o nível indicado vão se revezar para participarem das atividades na Sala. Nesta segunda-feira, as primeiras visitas foram de alunos da EMEB Primeira-Dama Zulmira Jardim Teixeira.

As visitas de cada turma terão a duração de aproximadamente duas horas, e serão realizadas em dois períodos por dia. O primeiro, das 9h às 11h e outra das 14h às 16h. Após as atividades, as crianças receberão um lanche de acordo com o cardápio do dia.

Recriatran

O Recriatran visa ensinar, de forma lúdica, como funciona o trânsito no Brasil em vários aspectos. Serão abordados temas importantes como segurança e sinalização através de placas e faixas, apresentação dos meios de transporte que são comuns em Rio Grande, como o ônibus e o trem, por exemplo, além de ensinar as crianças sobre o bonde histórico do Município, entre outros.

Para tanto, a Sala recebeu decoração temática, desenvolvida pelo Instrutor de Arte Guilherme e pela Auxiliar de Desenvolvimento Infantil Crislene, com um extenso tapete que imita o asfalto de uma avenida, todo pintado e ornamentado com placas de sinalização, além da disponibilização de veículos infantis elétricos que serão utilizados pelas crianças durante as atividades. Os alunos participam de apresentações de dança, canto, teatrinho de fantoches, entre muitas outras atrações.

Deixe uma resposta