Rio Grande da Serra inicia Oficina de Roteiro cinematográfico

Na última sexta-feira (29) foi iniciado no Anfiteatro Primeira-Dama Zulmira Jardim Teixeira, em Rio Grande da Serra, o primeiro módulo da Oficina Pontos MIS. A aula teve como tema a Introdução ao Roteiro. Ministrado por Giuliana Monteiro, o curso objetivou orientar os participantes no desenvolvimento de roteiros cinematográficos.

A Oficina de Introdução ao Roteiro pretende apresentar e discutir através de conceitos e exposição de processos de criação os elementos fundamentais para a escrita de um roteiro de filme.

É uma introdução ao processo de escrita de filmes levando em consideração aspectos importantes da linguagem cinematográfica, como o desenvolvimento de personagens, estrutura dramática, o tempo da ação e o espaço por onde a história acontece. Os alunos trabalharão com roteiros de curta-metragem e longa metragem, analisando como foram escritos e filmados.

Sobre a oficineira

A paulistana Giuliana Monteiro é roteirista e diretora de filmes. Formou-se em Comunicação e Multimeios pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e trabalhou como produtora por oito anos, antes de dirigir seus primeiros projetos. Em 2011, mudou-se para os Estados unidos para cursar mestrado em roteiro e direção de filmes pela New York University (NYU). Trabalhou como produtora de 02 Filmes e em emissoras de televisão, como Globo e Record. Giuliana também está em finalização de seu primeiro projeto de longa metragem documental, o filme “Bento”.

Deixe uma resposta