Agentes Comunitários de Rio Grande iniciam curso de capacitação

Teve início na manhã desta terça-feira (12) um curso de Capacitação para os Agentes de Saúde de Rio Grande da Serra. Os treinamentos acontecem no Centro de Referência em Educação Básica (CREB), no Centro da cidade, e seguem até a próxima sexta-feira, 15 de fevereiro.

As aulas serão realizadas diariamente das 8h30 à 12h, e abordam, entre outros temas, a territorialização, o preenchimento de fichas cadastrais, a troca de experiências e orientações gerais aos profissionais.

Oficialmente implantado pelo Ministério da Saúde em 1991, o então Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) teve início no fim da década de 80 como uma iniciativa de algumas áreas do Nordeste (e outros lugares, como o Distrito Federal e São Paulo) em buscar alternativas para melhorar as condições de saúde de suas comunidades. Era uma nova categoria de trabalhadores, formada pela e para a própria comunidade, atuando e fazendo parte da saúde prestada nas localidades.

Hoje, a profissão de agente comunitário de saúde (ACS) é uma das mais estudadas pelas universidades de todo o País. Isso pelo fato de os ACS transitarem por ambos os espaços – governo e comunidade – e intermediarem essa interlocução. O que não é tarefa fácil.

O agente comunitário de saúde tem um papel muito importante no acolhimento, pois é membro da equipe que faz parte da comunidade, o que permite a criação de vínculos mais facilmente, propiciando o contato direto com a equipe.

Deixe uma resposta