Exposição ‘A arte negra na cultura brasileira’ entra em cartaz em Rio Grande da Serra

Os munícipes que passarem pelo saguão do Centro de Referência de Educação Básica (CREB), poderão conferir imagens da exposição itinerante “A arte negra na cultura brasileira”, do artista plástico Elifas Andreato. As obras estão expostas no mural e ficarão disponíveis para visitação até o dia 11 de outubro de segunda a sexta-feira das 8h às 17h a entrada é gratuita. A exposição foi organizada pela Secretaria de Educação e Cultura e o Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra em parceria com o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC.

“É muito importante receber a exposição, pois ela se propõe valorizar o trabalho do artista plástico Elifas Andreato, e o reconhecimento de sua obras é, indiretamente, uma forma de reconhecimento do valor dos afrodescendentes no campo das artes e da cultura nacional”, afirmou o prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão.

Os trabalhos da exposição retratam a abolição da escravatura brasileira e o que ela representa 130 anos depois. São 12 obras, que através da arte e da cultura, representam o papel do negro na sociedade. Elifas Andreato é paranaense, artista gráfico e jornalista. Sua carreira começou em 1965, quando trabalhava como torneiro mecânico na Fiat Lux, em São Paulo, e começou a pintar painéis que decoravam os bailes da fábrica nos finais de semana.

Deixe uma resposta