Prefeitura de RGS inicia reforma da Pista de Skate

A prefeitura de Rio Grande da Serra inicio em 24 de julho a reforma da Pista de Skate no centro da cidade. Segundo informou a secretária de Obras, Sandra Malvese no equipamento público serão recuperadas as trincas da pista, bem como o guarda-corpo e o piso de granilite será polido ao londo de toda a sua extensão.

Está previsto para o final de agosto a entrega do espaço para a população.

No mês de abril deste ano, a prefeitura de Rio Grande da Serra abriu inscrições para a 3ª edição do projeto “Skatescola, Superando Obstáculos onde crianças e jovens de 8 a 17 anos que estejam obrigatoriamente matriculados na rede pública de ensino podem participar do projeto realizado desde 2007 na Pista Municipal Sandro Dias Mineirinho, no centro do Rio Grande da Serra.

Atualmente, a prefeitura atende 40 crianças e os interessados em participar procurar prefeitura para informações e retirar a ficha de inscrição e termo de responsabilidade, preenchê-los, anexar uma cópia do RG e entregar aos professores do projeto, que farão junto com o coordenador a triagem dos inscritos.

Se o interessado preencher os requisitos, ele será imediatamente admitido no projeto. A equipe do “Skatescola, superando obstáculos – 3ª edição” confirmará se o aluno está devidamente matriculado na escola em que ele declarar. Caso não esteja ou caso abandone a escola no decorrer do projeto, sua vaga será cedida para candidatos inscritos na lista de suplência.

Sobre o projeto

“Skatescola, Superando Obstáculos” é um projeto realizado pela Associação Aprisco de Rio Grande da Serra e Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Governo do Estado de São Paulo, com patrocínio da Unipar Indupa e apoio da Prefeitura Municipal de Rio Grande da Serra, que oferece aulas de skateboard pelo período de um ano, gratuitamente, a jovens de áreas carentes de Rio Grande da Serra.

Todos os equipamentos necessários – skate, itens de segurança e colete de identificação – são disponibilizados pelo projeto e os participantes recebem um kit lanche composto por uma barra de cereal e água após todas as aulas.

As aulas são ministradas pelos skatistas Vanderley Arame e Elber Bereta, dois professores com ampla experiência na modalidade, sendo que, nesta edição, a metodologia é fornecida pelo padrinho da pista, o hexacampeão mundial de skate Sandro Dias Mineirinho.

O projeto visa ensinar fundamentos básicos da modalidade olímpica – integrará o evento a partir de 2020 em Tóquio, Japão -, tanto de forma teórica quanto prática, mas não se restringindo apenas à atividade desportiva em si. São ensinadas questões transversais ao esporte, de fundamental importância para as crianças e adolescentes, como disciplina, respeito ao próximo, importância do cuidado com o espaço público e outros assuntos que envolvam cidadania. Além disso, os professores apresentam outras carreiras possíveis no skate, como a de cinegrafista e produtor esportivo.

Durante os 12 meses de duração, o projeto realizará dois campeonatos para os alunos e alguns convidados, para que possam colocar em prática o que aprenderam nas aulas, servindo de estímulo para que prossigam treinando. As datas ainda serão definidas.

Deixe uma resposta